top of page

PROJETOS

As fotografias aqui exposta fazem parte de dois projetos meus. Ambos se tratam de guias fotográficos de identificação para a região norte do estado de Rondônia, particularmente na região próxima a Porto Velho, capital do estado.

​

O primeiro projeto é intitulado: "Anfíbios Anuros de Rondônia - Guia ilustrado para a região norte do estado". Este tratará de cerca de 80 espécies de anfíbios anuros (sapos rãs e pererecas que ocorrem na porção norte do estado de Rondônia.

​

Além de uma introdução com dados sobre biogeografia, ecologia e biologia dos anfíbios amazônicos, cada espécie possui uma prancha com várias fotos dispondo de caracteres que auxiliaram desde um entusiasta da área até mesmo um profissional da área a identificar espécimes encontrados seja em um passeio por uma trilha, seja em um levantamento de fauna ou em uma consultoria.

​

O guia também será extremamente útil para toda a Amazônia uma vez que a maioria das espécies listadas no livro apresentam distribuição consideravelmente ampla ocorrendo em diversas outras localidades da Amazônia.

​

Espera-se que este trabalho esteja na linha de produção até o final do ano de 2014.

​

O segundo projeto se trata de outro guia: "Serpentes de Rondônia - Guia ilustrado para a região norte de Rondônia" ​este, assim como o primeiro trará o mesmo formato de informações sobre as serpentes da Amazônia e também será ilustrado com pranchas fotográficas para cada espécie.

​

O guia de serpentes de Rondônia será útil para o mesmo público alvo no projeto anterior, indo desde entusiastas da área, estudantes  de biologia, engenharia florestal, medicina veterinária entre outros, profissionais do meio ambiente, pessoas que tenham de ir a campo, e também auxiliará na identificação de serpentes peçonhentas e não peçonhentas para profissionais da saúde em atendimentos a casos de ofidismo.

​

Para ambos guias serão citadas informações atualizadas sobre taxonomia, distribuição geográfica, comparações com espécies semelhantes além de dados da biologia de cada espécie. 

​

Serpentes são animais considerados crípticos, ou seja, de difícil visualização em campo. Para tanto, o encontro com estas na natureza é considerado fortuito, o que demanda de mais investimento de idas a campo e horas de coleta para registrar um grande números de espécies de serpentes para a região . 

​

Espera-se que ao fim do projeto ao menos cerca de 50 espécies de serpentes tenham sido amostradas. Este segundo projeto deve ser finalizado em meados de 2015 pois estou dando prioridade ao guia de anfíbios devido a maior riqueza de espécies já registrada.


​





Copyright 2014, All rights reserved

  • w-facebook
  • w-tumblr
  • w-blogger
bottom of page